Klabin inicia operações da primeira etapa do Projeto Puma II

A MP 27 tem capacidade de 450 mil toneladas por ano do papel para embalagem Eukaliner – o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto. A Klabin iniciou, nesta segunda-feira, 30, as operações da primeira etapa do Projeto Puma II, na unidade industrial em Ortigueira (PR). A MP 27 tem capacidade de 450 mil toneladas por ano do papel para embalagem Eukaliner – o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto –, devendo produzir mais de 100 mil toneladas ainda neste ano. Paralelamente, a companhia já iniciou as obras relativas à segunda máquina do projeto. A MP 28 será destinada à produção de cartões e entrará em operação no fim do segundo trimestre de 2023, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas por ano.



31/08/2021 - A Klabin iniciou, nesta segunda-feira, 30, as operações da primeira etapa do Projeto Puma II, na unidade industrial em Ortigueira (PR). A MP 27 tem capacidade de 450 mil toneladas por ano do papel para embalagem Eukaliner – o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto –, devendo produzir mais de 100 mil toneladas ainda neste ano.


Paralelamente, a companhia já iniciou as obras relativas à segunda máquina do projeto. A MP 28 será destinada à produção de cartões e entrará em operação no fim do segundo trimestre de 2023, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas por ano.


As duas novas máquinas serão fornecidas pela finlandesa Valmet. Ao todo, a Klabin deve investir no projeto cerca de R$ 12,9 bilhões até 2023. Até agora, o empreendimento recebeu mais de R$ 6,5 bilhões em aportes.


“Com a Máquina 27 em operação, ofereceremos ao mercado 450 mil toneladas de Eukaliner®️ por ano, reforçando o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da companhia. E não paramos por aqui: nosso ciclo de crescimento continua com a segunda fase do Projeto Puma II, que contempla a construção da MP28, uma máquina de papel-cartão moderna e sofisticada, que aumentará a nossa produção e garantirá o atendimento da crescente demanda do mercado de papéis para embalagens. Esse é mais um grande marco que temos orgulho de compartilhar com todos vocês”, comentou a Klabin, em uma postagem no LinkedIn.


O Projeto Puma II é um importante marco no ciclo de expansão da companhia, que reforça sua capacidade de crescimento sustentável aliado à tecnologia. O investimento é o maior já realizado na história da Klabin


Fonte: Tissue Online