Investindo no ativo mais importante: as pessoas!

Os treinamentos e capacitações têm sido cada vez mais vistos como um grande investimento, tanto pelas empresas como pelos profissionais. Quando se opta por essa visão, especialistas afirmam que, são inúmeros os ganhos, como aumento da produtividade, redução de custos, retenção de talentos, diferencial competitivos, trabalho em equipe e muitos outros.



04/03/2021 - Os treinamentos e capacitações têm sido cada vez mais vistos como um grande investimento, tanto pelas empresas como pelos profissionais. Quando se opta por essa visão, especialistas afirmam que, são inúmeros os ganhos, como aumento da produtividade, redução de custos, retenção de talentos, diferencial competitivos, trabalho em equipe e muitos outros.


A Paraibuna Embalagens, nos últimos anos, vem adotando uma série de práticas com foco no desenvolvimento do seu time, em congruência com um de seus valores: Estimule o Aprendizado. Neste ano, um dos grupos que vão trilhar um caminho de muito aprendizado é o Setor Comercial Ondulados. “Eu sempre acreditei que ao imaginar uma empresa de nada adianta ter um produto excelente se não conseguir vender. E a venda, apesar de importante como todos os trabalhos desenvolvidos na empresa, tem algo mais: se não houver venda nada será feito à frente. Investir numa equipe de venda é trazer estabilidade para a empresa e esse investimento tem de ser na capacitação técnica e no atendimento ao cliente”, reforça Atala Trepichio, Diretor da Unidade de Ondulados da Paraibuna Embalagens.


O plano de desenvolvimento da equipe começa com o Workshop: Agregando (mais) Valor ao Processo de Atendimento ao Cliente. O objetivo desse treinamento é a compreensão do fluxo de valor da área e, dentro desse entendimento, mapear os desperdícios e, também, mapear o que o cliente enxerga de valor dentro do processo. É um olhar para dentro, não apenas no nível das atividades a serem desenvolvidas para chegar ao objetivo, mas sim como o cliente vê tudo isso, como ele deseja ser atendido e quais os produtos e entregas ele quer receber. É aumentar o valor agregado percebido pelo cliente por meio da identificação e depois da redução dos desperdícios.


Todo o planejamento foi elaborado a partir de um diagnóstico feito pelo Coordenador Nacional de Vendas, Luiz Augusto, e deve se estender pelos próximos seis meses. “A primeira etapa foi fazer a recuperação e atualização da política comercial e, uma reciclagem dos procedimentos de instruções de trabalho. Após isso montamos esse plano de desenvolvimento de equipe que contempla algumas atividades que vai ter passagem em fluxograma dos processos, gerenciamento de tempo, impostos, tributações e técnicas de negociação. Buscamos a excelência comercial que perpassa por este treinamento, o processo de melhoria continua ocorrerá de dentro para fora. Entendemos que capacitar nosso time é fundamental para o nosso desenvolvimento, além de estar alinhado com os nossos valores”, afirma Luiz Augusto, Coordenador Nacional de Vendas, do Ondulados, da Paraibuna Embalagens.


“Eu quero destacar todo esse projeto de capacitação que a Paraibuna Embalagens está fazendo. É um projeto amplo. A gente vê muitas empresas que não se atualizam em um mercado tão concorrido, ainda mais agora que, também, é muito virtual. É de se destacar o que a Paraibuna está fazendo nesse momento. Ela está saindo na frente de muitas outras empresas investindo com tanta robustez em seu time. Minhas expectativas são muito positivas porque é uma equipe de muita qualidade e extremamente engajada”, concluiu Charlie Hudson, consultor da CH Treinamentos.



Fonte: Paraibuna Embalagens