top of page

Indicadores de atividade e emprego mostram expansão em março

A Pesquisa Indicadores Industriais (Index) sinalizou expansão da atividade em março, na comparação com fevereiro. O faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) avançou 1,1% e marcou a terceira elevação consecutiva, em razão do aumento de pedidos em carteira, e as horas trabalhadas na produção cresceram 1%. A utilização da capacidade instalada expandiu 0,9 ponto percentual, em virtude dos avanços nos dois segmentos da indústria.



09/05/2023 - A Pesquisa Indicadores Industriais (Index) sinalizou expansão da atividade em março, na comparação com fevereiro. O faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) avançou 1,1% e marcou a terceira elevação consecutiva, em razão do aumento de pedidos em carteira, e as horas trabalhadas na produção cresceram 1%. A utilização da capacidade instalada expandiu 0,9 ponto percentual, em virtude dos avanços nos dois segmentos da indústria.


Com relação aos indicadores referentes ao mercado de trabalho, o nível de emprego Registrou aumento de 0,8%, decorrente do acréscimo no segmento de transformação. A massa salarial mostrou expansão de 3,6%, explicada pelos pagamentos de participações nos lucros e resultados e de gratificações, e contribuiu para o crescimento de 3,5% do rendimento médio real.


Para os próximos meses, as expectativas são de crescimento moderado da indústria mineira. Por um lado, a manutenção da política monetária restritiva para conter o avanço da inflação pode afetar os investimentos e a demanda por bens industriais mais dependentes de crédito. Por outro lado, a ampliação das medidas de transferência de renda e os reajustes do salário mínimo concedidos pelo governo federal deverão contribuir, em certa medida, para a sustentação do consumo de bens industriais ao longo do ano.


No cenário externo, a aceleração da economia chinesa, dado o fim da política de Covid zero no fim de 2022, poderá favorecer a demanda por commodities, com destaque para os setores extrativo mineral, de alimentos e de papel e celulose.


A Pesquisa Indicadores Industriais (Index) é uma realização da gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG. O estudo foi realizado em março de 2023 com 183 empresas.


Confira o Index completo aqui.


Fonte: FIEMG

bottom of page