Indústria entrega kits contra o Coronavírus para catadores de reciclagem

A Paraibuna Embalagens, ciente da importância dos catadores de material reciclável, não só para o andamento do trabalho da indústria, como, também, para toda sociedade, vai fazer a entrega de um kit com material de higiene e de prevenção contra o coronavírus para associados de cooperativas, de Juiz de Fora. São 60 kits compostos por água sanitária, sabonete, detergente, sabão em barra, álcool em gel, máscaras e luvas.



12/05/2020 - A Paraibuna Embalagens, ciente da importância dos catadores de material reciclável, não só para o andamento do trabalho da indústria, como, também, para toda sociedade, vai fazer a entrega de um kit com material de higiene e de prevenção contra o coronavírus para associados de cooperativas, de Juiz de Fora.

A entrega vai ser nesta terça-feira, dia 12, às 14h. São 60 kits compostos por água sanitária, sabonete, detergente, sabão em barra, álcool em gel, máscaras e luvas.

Associados de três cooperativas vão receber:  Ascajuf, Apares e Alicer.

É importante ressaltar como essas associações foram afetadas pela pandemia, tendo de fechar ou reduzir em quase zero suas atividades.

Na Associação de Catadores de Papeis e Resíduos Sólidos, a APARES, além do horário reduzido, houve uma diminuição drástica do trabalho dos associados. Apena 8, dos 16, estão trabalhando e enfrentando muita dificuldade, como ressalta Flávia Helena Dias, presidente da Apares. “Antes tínhamos uma coleta diária de 3 a 4 mil quilos. Hoje não passamos dos 500 quilos. O fechamento do comércio foi o que mais nos afetou. É dele que vem nossa maior parte de materiais”. Além dos problemas com a coleta, ela falou das dificuldades pessoais dos catadores.

Na Associação Lixo Certo, Alicer, o presidente mostrou um cenário tão ou mais preocupante. Nenhum dos catadores está trabalhando. “Dormimos num dia com o sonho de continuar nosso projeto e acordamos, no outro, com tudo parado. Conseguimos alimentos e outras doações, mas não paga o nosso dia a dia. Os resíduos que mais recebemos são das casas e condomínios, mas como as pessoas não estão consumindo, com os comércios fechados, não há o descarte da forma que possamos fazer nosso trabalho”, comentou José Rubens Rodrigues Rocha.

A Ascajuf, Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora, tem duas unidades. Uma que recebe a coleta seletiva, que foi suspensa, em março. Essa está completamente fechada, com 23 catadores em casa. A outra, que recolhe os materiais de comércios e casa, está com apenas cinco catadores trabalhando. A presidente da Ascajuf, Maria Aparecida, disse que estão sem pagar o aluguel dos galpões e as outras despesas. “Nós temos recebido doações, que são bem-vindas, de diversos itens, mas isso não nos deixa tranquilos. Há outras despesas que não temos dinheiro para pagar. Isso é uma realidade aqui na Associação e também nas casas dos catadores”.

Os catadores são agentes ambientais essenciais para a população, destaca Isabel Oliveira, colaboradora externa da Alicer. Ela afirma, ainda, que, além da situação financeira, eles, também, se preocupam muito com a saúde. “Eles querem e precisam voltar ao trabalho e precisamos pensar em caminhos para garantir que eles continuem exercendo esse papel importante com segurança. Eles precisam de máscaras, luvas e roupas apropriadas para essa retomada, bem como, orientação para que voltem, gradativamente, sem aglomeração nos galpões. Por outro lado, a população, também, pode ajudar higienizando os recicláveis, colocando em sacos bem fechados e deixando isolados para fazer o descarte seguro”, destaca.

O que: Entrega de kits contra o coronavírus para catadores de recicláveis

Quando: Terça-feira, 12, às 14h

Onde: 

  • Ascajuf Núcleo Distrito: Rua Dionísio Cardoso, 968

  • Ascajuf Santa Tereza: Rua Tenente Coronel Delfino Faria, 20.

  • Alicer: Rua Osvaldo Belcavello, 113. Parque das Torres;

  • Apares: Rua Lafaiete Loures, 91, centro. 

Contato: Lili Luchin 99970- 7916

Fonte: Assessoria de Comunicação da Paraibuna Embalagens

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré