top of page

FSC Brasil alerta sobre a importância das florestas na manutenção dos recursos hídricos

No mês em que é celebrado os Dias da Floresta e da Água, a organização ressalta a correlação entre as nossas atividades e os bens e serviços da natureza. Em alusão ao Dia Internacionais da Floresta e o Dia Mundial da Água, celebrados na última semana, o FSC Brasil destaca a importância das florestas na manutenção dos recursos hídricos, ressaltando que é impossível falar de florestas e não falar de água ou vice e versa. As florestas desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas aquáticos e no fornecimento de serviços ecossistêmicos relacionados à água.



26/03/2024 - Em alusão ao Dia Internacionais da Floresta e o Dia Mundial da Água, celebrados na última semana, o FSC Brasil destaca a importância das florestas na manutenção dos recursos hídricos, ressaltando que é impossível falar de florestas e não falar de água ou vice e versa.


As florestas desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas aquáticos e no fornecimento de serviços ecossistêmicos relacionados à água, incluindo o abastecimento de água potável, a regulação do clima e a proteção contra desastres naturais, como inundações, erosões e deslizamentos. E, logicamente, por outro lado, não existe floresta sem acesso à água.


Para a organização, não há dúvidas, portanto, que conservar as florestas é fundamental para garantir a nossa sobrevivência na Terra – afinal, nós também não vivemos sem água. E conservar passa, necessariamente, por manejá-las de forma responsável, buscando equilibrar as necessidades de preservação com o uso sustentável dos seus recursos e a valorização da floresta em pé.


Ainda segundo o FSC Brasil, ao contrário do que ainda pensam, manejo não é desmatamento. O manejo florestal responsável envolve o desenvolvimento de planos detalhados que consideram os impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades florestais, o que permite explorar madeira e outros recursos, como frutos e óleos, de forma sustentável, com o menor impacto possível.


Desde 2018, o FSC realiza os chamados procedimentos de serviços ecossistêmicos, que permitem aos detentores de certificado medir e comunicar os impactos positivos do seu manejo. No Brasil, por exemplo, já são 15 certificados do tipo, que incluem não apenas água, mas estoques de carbono, biodiversidade e serviços recreacionais. Atualmente, essa ferramenta está sendo aprimorada para fornecer dados florestais de alta integridade provenientes de florestas certificadas pelo FSC. A ideia é agregar valor para aqueles que manejam de maneira responsável e agem para preservar os serviços ecossistêmicos.


Portanto, enquanto o manejo responsável é uma das mais importantes maneiras de combater o desmatamento ilegal, a certificação é uma ferramenta econômica de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental que, entre outros benefícios, contribui para o uso responsável dos recursos florestais e promove a manutenção ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos, como o próprio abastecimento de água.


Nesse contexto, para o FSC Brasil, os Dias da Floresta e da Água funcionam como um grande alerta sobre a importância da conservação desses recursos naturais essenciais. As primeiras são indispensáveis para garantir a disponibilidade e a qualidade da segunda.

Ao adotar boas práticas de manejo responsável é possível proteger e melhorar a saúde das florestas, garantindo que elas continuem a fornecer benefícios ambientais, sociais e econômicos às gerações presentes e futuras.


Fonte: Portal Celulose


Comments


bottom of page