Executivos alertam para riscos da crise ambiental ao mercado de papel e celulose

Agravamento dos problemas ambiental pode significar o risco de “manchar” a boa imagem da indústria e os negócios conquistados ao longo de anos.



08/10/2020 - No 53º Congresso Internacional da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), representantes do segmento alertaram para o estado de alerta em decorrência da crise ambiental em curso no país. Apesar de a indústria brasileira de celulose e papel, reconhecida internacionalmente pelo manejo sustentável de suas florestas, ainda não ter sido diretamente afetada, o agravamento desses problemas pode significar o risco de “manchar” essa boa imagem e os negócios conquistados ao longo de anos.



“A crise é grave e afeta mercados abertos pelo país a duras penas nos últimos anos, assim como o acesso ao crédito internacional”, comentou o ex-governador do Espírito Santo e presidente-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Paulo Hartung.



O executivo fez duras críticas às medidas de enfrentamento da crise econômica e sanitária desencadeada pela Covid-19 por parte do governo federal. “Estamos atravessando a crise com muita descoordenação, infelizmente, e deixamos que outra fosse produzida, a crise ambiental. É um assunto ao qual precisamos dar atenção”, defendeu.


O presidente da Suzano, Walter Shalka, também presente no evento e bastante ativo nas discussões que afetam o país, em especial, na área ambiental, reforçou o alerta. “O Brasil está a caminho do precipício ambiental”, defendeu.

Na visão de Schalka, que preside a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, parte da responsabilidade pela situação atual do país é da sociedade, seus empresários e executivos, que estão se omitindo. “Temos de ser propositivos e construir pontes para o diálogo”, concluiu.

Com quase US$ 10 bilhões em receita com exportações em 2019, o setor de base florestal brasileiro é superavitário e um grande investidor. Atualmente, possui três fábricas em construção e um total de R$ 35 bilhões em projetos em execução ou planejados para os próximos anos.

Fonte: Tissue Online

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré