Escassez de matérias-primas segue como gargalo à produção industrial

Sondagem Industrial de Minas Gerais é uma realização da gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG. A Sondagem Industrial de Minas Gerais registrou aumento da produção e do número de empregados em setembro. Os níveis de estoques das indústrias, após cinco meses em queda, voltaram a crescer, mas ainda assim encerraram o mês abaixo do planejado, reflexo da dificuldade na compra de insumos industriais. A utilização da capacidade instalada foi inferior a habitual para o mês, mostrando que as empresas operaram com capacidade produtiva inferior à usual para setembro.



04/11/2021 - A Sondagem Industrial de Minas Gerais registrou aumento da produção e do número de empregados em setembro. Os níveis de estoques das indústrias, após cinco meses em queda, voltaram a crescer, mas ainda assim encerraram o mês abaixo do planejado, reflexo da dificuldade na compra de insumos industriais. A utilização da capacidade instalada foi inferior a habitual para o mês, mostrando que as empresas operaram com capacidade produtiva inferior à usual para setembro.


Os indicadores financeiros melhoraram no terceiro trimestre, em linha com a normalização das atividades econômicas, e revelaram que os industriais ficaram menos insatisfeitos com as margens de lucro de suas empresas, bem como com as condições de acesso ao crédito. Com relação à situação financeira das indústrias, os empresários mostraram-se satisfeitos pela segunda vez seguida. O principal problema enfrentado no terceiro trimestre do ano foi a falta ou o alto custo da matéria-prima, decorrente da desarticulação das cadeias globais de oferta que perduram desde o início da pandemia.


As perspectivas dos industriais para os próximos seis meses foram positivas pelo 16º mês consecutivo. Entretanto, eles demonstraram menor otimismo quanto à demanda, à compra de matérias-primas e ao número de empregados pela segunda vez seguida. As intenções de investimento voltaram a crescer, e foram as mais altas para o mês desde o início da série histórica.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa produzida pela gerência de Economia e Finanças Empresariais. A amostra foi feita no período de 11 a 15 de outubro de 2021, com 56 grandes empresas, 51 médias e 67 pequenas empresas.


Confira a pesquisa completa AQUI.


Fonte: FIEMG