Alunos da Escola CEMA, localizada no Distrito de Anta, em Sapucaia (RJ), protagonizaram mais uma edição Embalando Bem, programa desenvolvido pela Paraibuna Embalagens, que visa o desenvolvimento das comunidades que estão localizadas em seu entorno, através de ações sociais que levam a reflexão sobre a reciclagem, sustentabilidade e educação ambiental. O encontro com catadores de materiais reciclados da Cooper Elizabeth, responsável pela coleta seletiva no município fluminense, rendeu uma tarde de trocas e compartilhamento de informações sobre a importância da reciclagem.
13/12/2022 - Alunos da Escola CEMA, localizada no Distrito de Anta, em Sapucaia (RJ), protagonizaram mais uma edição Embalando Bem, programa desenvolvido pela Paraibuna Embalagens, que visa o desenvolvimento das comunidades que estão localizadas em seu entorno, através de ações sociais que levam a reflexão sobre a reciclagem, sustentabilidade e educação ambiental. O encontro com catadores de materiais reciclados da Cooper Elizabeth, responsável pela coleta seletiva no município fluminense, rendeu uma tarde de trocas e compartilhamento de informações sobre a importância da reciclagem.
Diretora da escola, Gabriela Van Der Neut considera a capilaridade do projeto como uma de suas principais contribuições. Embora seja voltado para alunos, seu alcance é muito maior, uma vez que eles atuam como multiplicadores em suas casas, na vizinhança e na comunidade.
“Sempre que tenho oportunidade reforço que trabalhar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente com crianças e adolescentes é importantíssimo. Conhecerem o processo de transformação que a Paraibuna Embalagens desenvolve internalização do conceito que antes só sabiam de ouvir falar”, explica a diretora.
Consciente de sua responsabilidade ambiental e social, a Paraibuna Embalagens, doa todo o resíduo reciclado, gerado no processo produtivo, como por exemplo tambores de metal, galões plástico, baldes, plástico filme stresh refugado, big bag’s e fitilhos. Além disso, os resíduos de uso interno, como lata de refrigerante e garrafa pet também são enviados para a Cooperativa de reciclagem do município de Sapucaia. Tudo isso, para que os reciclados tenham uma destinação correta, reduzindo o impacto ambiental, além de contribuir para a economia circular e o desenvolvimento da região.
De acordo com José Fernando, que há 11 anos atua com a reciclagem, todo esse suporte da Paraibuna Embalagens foi e é essencial para a existência da Cooperativa. “Não foi fácil criar uma cooperativa, mas conseguimos montar a nossa. Falar sobre reciclagem com as crianças é muito gratificante”, afirma José Fernando. Para ele, o projeto EmbalandO Bem é uma contribuição essencial para despertar nas crianças o interesse pelo assunto.
“Muitas famílias da nossa escola têm pessoas que trabalham na empresa. Nossos alunos amam essa ponte com o local de trabalho de seus pais, tios, vizinhos. Temos amado essa parceria e torcemos para que ela continue. Agradeço em nome de toda equipe CEMA o carinho da Paraibuna Embalagens”, explica a diretora.
O aluno Brayan de Melo Mendes conta que a palestra foi muito boa, porque ele conseguiu ver na prática a importância da reciclagem e ainda aprendeu dar a correta destinação dos resíduos. “Precisamos ficarmos atentos e termos atitudes que garanta a proteção dos catadores de materiais reciclados, por exemplo: O vidro quebrado pode ser reciclado, para isso, é necessário que ele seja embalado em uma caixa e que seja colocado uma identificação “vidro quebrado” alertando assim o catador sobre o perigo de corte. Aprendi durante a palestra também sobre a separação do material reciclado do não reciclado, colocando cada coisa no seu lugar. Isso é muito importante para a
natureza”.
Fique ligado :
- Nos dias e horários que são realizadas as coletas seletivas em Sapucaia:
- Coleta com carrocinha todos os dias, (segunda a sexta) no centro, sendo duas vezes no período da manhã e à tarde.
- Coleta também nos ecopontos espalhados em Sapucaia, toda segunda, quarta e sexta.
Fonte: Parainbuna Embalagens
Comments