top of page

Embalagem de papel resistente à água

Um olhar sobre como uma enxurrada de lançamentos de papéis resistentes à água e recicláveis pode transformar a indústria de embalagens. Quando se trata de embalagens, é amplamente aceito que papel, cartão e papelão têm uma enorme gama de qualidades. Versáteis, leves e protetores, podem ser impressos facilmente. Isso faz com que esses materiais celulósicos sejam amplamente escolhidos por fabricantes e varejistas em todo o mundo. E há também o fato muito importante de que, com uma taxa de reciclagem atual de 80% no Brasil, a embalagem de papel, cartão e papelão é uma das formas mais sustentáveis de proteger e transportar diversos produtos.



04/04/2023 - Quando se trata de embalagens, é amplamente aceito que papel, cartão e papelão têm uma enorme gama de qualidades. Versáteis, leves e protetores, podem ser impressos facilmente. Isso faz com que esses materiais celulósicos sejam amplamente escolhidos por fabricantes e varejistas em todo o mundo. E há também o fato muito importante de que, com uma taxa de reciclagem atual de 80% no Brasil, a embalagem de papel, cartão e papelão é uma das formas mais sustentáveis de proteger e transportar diversos produtos.


Mas há um superpoder que o papel ainda não tem: a capacidade de resistir à água. Embora isso possa não ser muito preocupante para a média dos produtos entregues aos consumidores, há muitos outros que podem ser rapidamente arruinados pela presença de umidade durante seu armazenamento e transporte, como eletrônicos e roupas. Uma chuva inesperada e lotes inteiros podem ser destruídos.


100% reciclável

Papéis com propriedades de barreira à umidade não são novidade, mas a quantidade de plástico usado nesses materiais dificulta a reciclagem. É por isso que o desenvolvimento de papel 100% resistente à água, mas totalmente reciclável, é uma grande novidade no mundo das embalagens.


Funcional e Sustentável

A Smurfit Kappa lançou uma nova solução nesse sentido, o AquaStop, um papel resistente à água que pode ser reciclado juntamente com outras embalagens. O AquaStop foi projetado para substituir o plástico de uso único em embalagens, capaz de oferecer as mesmas propriedades de barreira que protegem os bens da exposição à água e condensação.


"Nossa equipe de desenvolvimento de produtos tem se dedicado a desenvolver algo que ofereça a funcionalidade necessária e, ao mesmo tempo, seja 100% reciclável em usinas de reciclagem padrão", diz Lars Henricksson, VP de Desenvolvimento de Produtos da Divisão de Papel da Smurfit Kappa." Isso deu uma combinação única de funcionalidade e credenciais de sustentabilidade. O foco é projetar a embalagem ideal onde o AquaStop pode substituir as soluções 100% plásticas ou produtos laminados de hoje, o que requer tecnologias especiais de reciclagem."


A Revolução começa aqui

Há pouca dúvida de que papel resistente à água e reciclável poderia transformar a indústria de embalagens. Com esse recurso o mundo do e-commerce pode começar a substituir outros materiais menos sustentáveis para sempre. E com a indústria global de embalagens de e-commerce no valor de mais de US$ 49,2 bilhões, não faltarão

empresas lançando outras inovações para melhorar ainda mais sua sustentabilidade.


Artigo de TSUK, por Sam Uptom.

Equipe Two Sides.


Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides estimula a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.


Fonte: Two Sides

bottom of page