Dia mundial da água: Smurfit Kappa anuncia ações para redução consumo de água na produção embalagens

A Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo, anuncia os planos previstos para reduzir o consumo de água na cadeia produtiva da empresa até 2030. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o País desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada por ano, por isso, a Smurfit Kappa implementou processos mais sustentáveis nas operações regionais a fim de contribuir para a melhoria deste cenário no país. A companhia tem a sustentabilidade como pilar central dos negócios e trabalha em prol do uso mais consciente da água desde a sua fundação.



24/03/2022 - A Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo, anuncia os planos previstos para reduzir o consumo de água na cadeia produtiva da empresa até 2030. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o País desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada por ano, por isso, a Smurfit Kappa implementou processos mais sustentáveis nas operações regionais a fim de contribuir para a melhoria deste cenário no país.


A companhia tem a sustentabilidade como pilar central dos negócios e trabalha em prol do uso mais consciente da água desde a sua fundação. Apenas em 2021, a Smurfit Kappa reduziu o uso de água na cadeia produtiva de embalagens de papelão da empresa em 4,3% e uma de suas principais metas é manter uma diminuição de 1% ano a ano. Desde 2016 a redução já ultrapassa os 21%.


Ao longo dos anos, a companhia vem trabalhando, também, na expansão do sistema de circuito fechado para as unidades fabris. No Brasil, a fábrica de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, já opera desta maneira.


A empresa também anunciou recentemente o investimento de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões no câmbio atual) em uma estação de tratamento de água na unidade de Uberaba, localizada em Minas Gerais. O projeto está em andamento no momento e a previsão é de que seja finalizado ainda em 2022. O investimento será capaz de beneficiar a companhia, ajudar a comunidade local e dar continuidade ao compromisso da Smurfit Kappa com as melhores práticas de desenvolvimento sustentável.


“A sustentabilidade é a base do negócio da Smurfit Kappa, desde o desenvolvimento de novas soluções de embalagens até os processos da cadeia produtiva. Por isso, investimos constantemente em melhorar nossos indicadores e ampliar as nossas metas de redução do consumo de água”, afirma Ivan Silva, gerente de qualidade e meio ambiente da Smurfit Kappa.


Em complemento às metas para redução do uso de água, a empresa estabeleceu diversos outros objetivos para atender as demandas emergentes do meio ambiente nos próximos anos. Até 2050, por exemplo, o objetivo da Smurfit Kappa é ter emissões Net Zero, além de reduzir em 55% a intensidade das emissões de combustíveis fósseis até 2030. Ainda, no último ano, a companhia reduziu 127 toneladas de resíduos destinados ao aterro industrial e, até 2025, a organização prevê diminuir em 30% o volume de resíduos em aterros industriais. Todas essas ações, fazem parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e do seu plano ambicioso da construção de um futuro e um planeta mais sustentável.


“A água é um elemento indispensável para a sobrevivência humana e temos a missão de utilizá-la da forma mais consciente possível, por isso, estabelecemos metas e criamos ações robustas que ajudarão a empresa a ter um negócio ainda mais sustentável e que buscam promover um meio ambiente mais limpo”, completa, Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa no Brasil.


Fonte: Celulose Online