Desafio do Grupo Carrefour vai selecionar ideias para embalagens sustentáveis em todo o país

As melhores soluções poderão ser patrocinadas pela companhia e incentivadas para produção em escala. O Grupo Carrefour Brasil lançou neste mês um desafio que vai selecionar projetos de soluções sustentáveis para susbstituir embalagens de alimentos perecíveis em todos os seus supermercados do país com marcas próprias. O ‘Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour’, promovido pelas equipes de Sustentabilidade, Supply Chain e outras áreas, tem como objetivo aprimorar a gestão de resíduos e a estratégia de embalagens da companhia.



MICAELA SANTOS


09/02/2021 - O Grupo Carrefour Brasil lançou neste mês um desafio que vai selecionar projetos de soluções sustentáveis para susbstituir embalagens de alimentos perecíveis em todos os seus supermercados do país com marcas próprias.


O ‘Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour’, promovido pelas equipes de Sustentabilidade, Supply Chain e outras áreas, tem como objetivo aprimorar a gestão de resíduos e a estratégia de embalagens da companhia. Para isso, o conscurso busca iniciativas com materiais que possam substituir bandejas de isopor, filme PVC e sacos de polietileno usados para embalar frutas, legumes e verduras.


Segundo a empresa, podem concorrer empresas e empreendedores. Ou seja, pessoas jurídicas de todo o território nacional cadastradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). As inscrições devem ser feitas pelo site do desafio até o dia 22 de fevereiro.


Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, explica que, para seleção das propostas, serão levadas em consideração ideias que podem ajudar a solucionar os maiores desafios ambientais no consumo e na convervação de alimentos, como o isopor e o plástico. As melhores poderão ser patrocinadas pela empresa e incentivadas para produção em escala de acordo com a região.



As hastes flexíveis do Carrefour, criadas em 2019, são já 100% biodegradáveis; meta é chegar a 100% de embalagens recicláveis em todos os produtos de marca própria (Foto: Grupo Carrefour/Divulgação)


"Esse desafio é um dos projetos que integram o tema de economia circular promovido pelo Carrefour para o setor de varejo", afirma o executivo. "O grupo tem construído de maneira sistemática diversas ações relacionadas à melhoria das embalagens do ponto de vista econômico, para que sejam absorvidos pelas cooperativas, e do ponto de vista sustentável, promovendo a questão da reciclagem no Brasil com materiais mais 'ecoeficientes".


A meta do Grupo é ter 100% das embalagens de marca própria reformuladas até 2025, tornando-as recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem. A medida é uma das iniciativas da companhia como signatária do movimento de transição alimentar Act for Food e com o Global Commitment, da Ellen MacArthur Foundation.


Em 2019, 49% das 146,3 mil toneladas de resíduos gerados pelas operações do Carrefour foram reciclados ou destinados para compostagem. No mesmo ano, mais de 5 milhões de embalagens e produtos foram substituídos por materiais recicláveis. A expectativa, agora, é ultrapassar 10 milhões, considerando o volume produzido em 2020.


Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto AQUI.


Fonte: Época Negócios

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Bernardo Guimarães, 63 - 3º andar

CEP: 30140-080 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré