Chamada global lançada para responsabilidade estendida do produtor por embalagens

Mais de 100 empresas na cadeia de suprimentos de embalagens reconhecem publicamente a necessidade de EPR para embalagens por meio de um lançamento e declaração ao vivo, liderados pela Ellen MacArthur Foundation. Em 15 de junho, pela primeira vez, mais de 100 empresas na cadeia de valor de embalagens, juntamente com mais de 50 outras organizações, reconheceram publicamente que sem a Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR), a coleta e a reciclagem de embalagens provavelmente não seriam significativamente dimensionadas e dezenas de milhões de toneladas de embalagens continuarão a acabar no meio ambiente todos os anos.



Autor: Anne Marie Mohan


29/06/2021 - Em 15 de junho, pela primeira vez, mais de 100 empresas na cadeia de valor de embalagens, juntamente com mais de 50 outras organizações, reconheceram publicamente que sem a Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR), a coleta e a reciclagem de embalagens provavelmente não seriam significativamente dimensionadas e dezenas de milhões de toneladas de embalagens continuarão a acabar no meio ambiente todos os anos.


A declaração , publicada pela Ellen MacArthur Foundation, foi assinada por marcas e varejistas líderes, incluindo Beiersdorf, Danone, Diageo, Ferrero, FrieslandCampina, H&M, Henkel, Inditex, L'Oréal, Mars, Mondi, Nestlé, PepsiCo, Pick n Pay, Reckitt, Grupo Schwarz, The Coca-Cola Company, Unilever e Walmart); fabricantes e recicladores, incluindo Borealis, Berry Global, DS Smith, Mondi, Tetra Pak, Indorama Ventures e Veolia; investidores como o Banco Europeu de Investimento e Parceiros de Loop Fechado; e ONGs, incluindo WWF, The Recycling Partnership, The Pew Charitable Trusts e As You Sow.




Observa a Fundação Ellen MacArthur. “Para uma economia circular, as embalagens que não podem ser eliminadas ou reutilizadas devem ser coletadas, classificadas e recicladas ou compostadas após o uso. Mas atualmente a economia não se compara: a coleta, classificação e reciclagem ou processamento de embalagens custam mais do que as receitas obtidas com a venda de materiais reciclados.


“Precisamos de financiamento dedicado, contínuo e suficiente para fazer a economia da reciclagem funcionar. Esta declaração e o documento de posição de apoio estabelecem por que o EPR obrigatório e baseado em taxas é a única forma comprovada e provável de fornecer este financiamento. ”


Leia uma atualização sobre a legislação de embalagens EPR nos EUA da AMERIPEN.


Ao assinar a declaração, as organizações endossantes reconhecem essa necessidade e assumem três compromissos firmes:

1. Certifique-se de que toda a sua organização esteja alinhada e suas ações estejam alinhadas com esta declaração;

2. Seja construtivo em seu envolvimento com os governos e outras partes interessadas: defendendo o estabelecimento de políticas de EPR bem elaboradas e apoiando a forma de implementar e melhorar continuamente os esquemas de EPR no contexto local;

3. Envolva-se com seus pares e as associações e colaborações relevantes das quais fazemos parte para trabalhar no sentido de alinhar suas posições e ações de acordo.


Diz a fundação, embora eles possam não ter todas as respostas sobre a melhor forma de implementar EPR para embalagens em diferentes geografias ao redor do mundo, os endossantes desta declaração estão enviando um forte sinal de que não fazer o EPR funcionar não é uma opção, e eles são dispostos a intensificar e ser parte da solução.


Leia sobre o US Plastics Pact da Ellen MacArthur Foundation.


Para lançar a declaração, a Ellen MacArthur Foundation realizou um webinar, “A Circular Economy for Packaging: Extended Producer Responsibility,” moderado por Louise Boyle, Correspondente Climático Sênior do The Independent e apresentando Guillermo González, Chefe do Escritório de Economia Circular, Ministério da Meio Ambiente, Chile; Maarten Dubois, líder do projeto de economia circular, OCDE; Matt Demorais, Diretor de Assuntos Corporativos, Unilever; e Sara Wingstrand, gerente de programa da Ellen MacArthur Foundation.


A PACK EXPO Las Vegas e a Healthcare Packaging EXPO (27 a 29 de setembro, Las Vegas Convention Center) reunirão a comunidade de embalagem e processamento. Com mais de 1400 expositores, nenhum outro evento em 2021 reunirá um encontro mais abrangente de fornecedores oferecendo novos produtos, tecnologias e soluções. O registro de participantes já está aberto .


Fonte: Packaging World