CENIBRA celebra Dia Mundial da Água

A CENIBRA, que tem na água um de seus principais insumos, sempre teve no uso consciente e responsável desse recurso uma de suas prioridades. Programas visando à redução do consumo de água, por meio da otimização de processos produtivos e inovações tecnológicas, vêm possibilitando uma redução significativa do uso de água nos processos industrial e florestal e, consequentemente, ampliando a disponibilidade de água para a sociedade. E não é somente dessa forma que a CENIBRA exerce sua responsabilidade socioambiental.



25/03/2021 - A CENIBRA, que tem na água um de seus principais insumos, sempre teve no uso consciente e responsável desse recurso uma de suas prioridades. Programas visando à redução do consumo de água, por meio da otimização de processos produtivos e inovações tecnológicas, vêm possibilitando uma redução significativa do uso de água nos processos industrial e florestal e, consequentemente, ampliando a disponibilidade de água para a sociedade.


E não é somente dessa forma que a CENIBRA exerce sua responsabilidade socioambiental. A Empresa vem desenvolvendo diversas ações que visam ao aumento da disponibilidade hídrica e à melhoria da qualidade da água nos municípios de sua área de atuação. No Dia Mundial da Água, 22 de Março, conheça alguns projetos da CENIBRA nas comunidades.


Um exemplo dessas ações é o Projeto de Formação de Corredores Ecológicos, que consiste no cercamento de nascentes e de Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas situadas na Bacia do Rio Suaçuí Pequeno, no município de Peçanha. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Peçanha, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Metalúrgica Morlan e os produtores rurais, o projeto iniciado em 2017, já possibilitou a proteção de 487 nascentes e a formação de mais de 15 mil hectares de áreas conectadas, contribuindo de forma significativa para a proteção ambiental do manancial que abastece a sede do município e para a conservação da biodiversidade naquela região.


Outra ação que merece destaque é o Projeto Subsolagem, que consiste na difusão de técnicas de conservação do solo e da água, visando à ampliação da capacidade de infiltração de água no solo nas propriedades rurais. A subsolagem é uma das técnicas mais eficazes para viabilizar o aumento da infiltração de água em grande escala, sobretudo em um contexto de pastagens degradadas pela compactação, contribuindo também para minimizar processos erosivos, consequentes assoreamentos e perda de produtividade das pastagens. Iniciado em 2019, o Projeto já possibilitou a realização de mais de 4 mil hectares de áreas subsoladas nos mananciais que abastecem os municípios de São Domingos do Prata, Nova Era, Peçanha, Sabinópolis e Periquito.


O lançamento indiscriminado de esgoto doméstico sem tratamento é um grave problema ambiental: polui o meio ambiente, contamina a água e causa doenças. Com a percepção de que esse tema é importante para sua atuação, a CENIBRA implantou o Projeto Fossas Sépticas. Em 2019, a iniciativa possibilitou a instalação de 100 fossas sépticas em propriedades rurais sediadas no manancial responsável pelo abastecimento da sede do município de Peçanha. Até o final de 2021, o Projeto possibilitará a instalação de mais 100 fossas em propriedades rurais participantes do Programa de Fomento Florestal da CENIIBRA, distribuídas nos municípios de sua área de atuação.


A CENIBRA mantém, ainda, mais de 103 mil hectares com matas nativas, grande parte ao redor de nascentes, córregos, rios e lagos, viabilizando a proteção desses recursos que são vitais para a sociedade. Essa quantidade de matas nativas protegidas pela Empresa é equivalente ao dobro da quantidade que é exigida pela legislação florestal brasileira e, no interior destas matas, mais de 4.500 nascentes estão protegidas e produzindo águas que abastecem as comunidades vizinhas.


Legenda da foto: Para a CENIBRA, água é um insumo que deve ser usado com responsabilidade social e ambiental


Fonte: Coord. de Com. Corp. e Rel. Institucionais – ASCOM-C - CENIBRA