Apenas uma Terra: Dia Mundial do Meio Ambiente 2022

“No universo há bilhões de galáxias. Em nossa galáxia, há bilhões de planetas, mas só há uma terra.” “Apenas uma Terra” foi o slogan da Conferência de Estocolmo de 1972. Já se passaram 50 anos, mas essa mensagem ainda tem relevância e importância. A campanha #OnlyOneEarth para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022 tem como objetivo celebrar o planeta por meio de ações ambientais coletivas. O objetivo é garantir que as pessoas percebam os impactos negativos de seus hábitos de consumo e que suas ações individuais possam fazer a diferença na transformação ambiental necessária para desenvolver uma Terra mais sustentável.



De Equipe Two Sides


09/06/2022 - “Apenas uma Terra” foi o slogan da Conferência de Estocolmo de 1972. Já se passaram 50 anos, mas essa mensagem ainda tem relevância e importância. A campanha #OnlyOneEarth para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022 tem como objetivo celebrar o planeta por meio de ações ambientais coletivas.


O objetivo é garantir que as pessoas percebam os impactos negativos de seus hábitos de consumo e que suas ações individuais possam fazer a diferença na transformação ambiental necessária para desenvolver uma Terra mais sustentável.


Realizado no dia 5 de junho de 2022, o maior dia internacional para o meio ambiente foi liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em Estocolmo, Suécia. Ele mostrou alguns dos trabalhos pioneiros do país anfitrião sobre o meio ambiente nos últimos 50 anos através da forma de histórias escritas, vídeos curtos e outras comunicações online. Tudo isso realizado juntamente com um evento físico, bem como um “evento irmão” realizado no país anfitrião.


Evento Irmão: Estocolmo+50

Para comemorar a Conferência de 1972, Suécia e Quênia, com o apoio do PNUMA e parceiros, organizaram uma reunião em 2022 e estão chamando-a de “Estocolmo+50“. Com o slogan “um planeta saudável para a prosperidade de todos”. (1)


O evento se concentra na necessidade urgente de ação para alcançar uma recuperação sustentável e inclusiva da pandemia COVID-19. O evento ocorreu em Estocolmo nos dias 2 e 3 de junho de 2022.


Perspectiva Ambiental A

Suécia é um dos principais líderes em tornar sua economia e estilo de vida mais verdes para todos. Suas emissões de CO2 por unidade do PIB (3,8 toneladas) estão bem abaixo da média da OCDE (9,2 toneladas) e vem caindo. Nos últimos anos os suecos visualizaram grandes níveis de qualidade do ar à medida que intensificam seus esforços para o meio ambiente. Eles intensificaram seus esforços para a proteção ambiental e a conservação da natureza, incluindo introduções de infraestruturas e tecnologias de baixo carbono e renováveis. Desde a subsidiação de células solares, veículos elétricos e pontos de carregamento instalados em diversas áreas, todos os esforços foram feitos para garantir a máxima consideração ambiental.


Vida Sustentável Sueca

A Suécia lidera a luta contra as mudanças climáticas e está à frente de seu tempo com suas iniciativas sustentáveis. Por exemplo:

  • Foi o primeiro país a aprovar uma lei de proteção ambiental em 1967. Desde então, dedicou-se a tornar-se dependente de material renovável para suas fontes de energia. O governo sueco traçou sua meta de trocar os combustíveis fósseis por fontes 100% renováveis até 2045. (2) Isso significará o uso de energia hidrelétrica, energia nuclear, energia eólica e térmicas combinadas e usinas alimentadas por biocombustíveis.

  • Sabe-se que em Estocolmo, todo o sistema subterrâneo funciona com eletricidade verde, e desde 2017, todos os ônibus têm funcionado com combustíveis renováveis.

  • Para complementar a já impressionante infraestrutura de sustentabilidade que a Suécia tem a oferecer, eles possuem um sistema testado e aprovado para incentivar as pessoas a pensar sobre seus hábitos de reciclagem. Sistema esse em que todos que compram uma garrafa de plástico ou lata têm que pagar um pequeno depósito que é devolvido quando a garrafa ou lata é reciclada.

  • Em 2020, 46% dos resíduos domésticos em Estocolmo foram transformados em energia, com quase 90% das garrafas e latas e 70% das embalagens em geral, recicladas. (3) Isso se compara à taxa de reciclagem com o resto da Europa, 74% do papel e 82% das embalagens de papel são recicladas em novos produtos. (4)

  • Existem vários bancos de alimentos espalhados pelo país, o que está ajudando a reduzir drasticamente o desperdício de alimentos por meio da redistribuição para os necessitados.

  • Além disso, a primeira estrada elétrica sem fio está em operação na Suécia. Ou seja, se você dirigir um carro elétrico, ele será carregado enquanto você dirige. Há planos de desenvolver 2.000km das estradas mais movimentadas do país nessas estradas elétricas sem fio até 2030. (5)


Com a Suécia liderando o caminho da sustentabilidade, não é de se admirar que o Dia Mundial do Meio Ambiente fosse sediado lá. Se você quiser saber mais sobre o evento, vá até o site do Dia Mundial do Meio Ambiente (em inglês).


Fontes:

  1. Stockholm50.global

  2. “Sweden’s Draft integrated National Energy and Climate Plan.”, Government Offices of Sweden, Ministry of the Environment and Energy.

  3. sweden.se/climate/sustainability/swedish-recycling-and-beyond

  4. CEPI, 2020 + Eurostat, 2018

  5. Vattenfall.com

Confira nossos posts comemorativos e informativos AQUI .


Fonte: Two Sides