Sustentabilidade e tecnologias dominarão debate da 44ª ABTCP

Evento acontece de 3 a 5 de outubro, em São Paulo.

Por Candida Lemos

03/02/2011 - Com inscrições abertas até o dia 25 de março para o envio de trabalhos, o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel organizado pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (ABTCP) chega a sua 44ª edição.

A expectativa dos organizadores é de que 80 artigos sejam apresentados durante as sessões técnicas que acontecerão durante os três dias do evento, que este ano acontece de 03 a 05 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O tema do congresso 2011 é a Competitividade da Indústria de Celulose e Papel Brasileira. Os trabalhos serão apresentados em sete sessões técnicas temáticas: automação e controle de processo; celulose; engenharia e manutenção; florestal; meio ambiente; papel; recuperação e utilidades. A expectativa é de que mil pessoas participem do congresso.

Para o evento deste ano, a ABTCP vai contar com a parceria da Associação de Químicos e Engenheiros de Polpa Química e Papel ZELLCHEMING, considerada a mais antiga associação técnico-científica da área em todo o mundo. Para a feira, o público esperado é de oito mil pessoas, totalizando 12 mil visitas durante os três dias. Os visitantes vão ao Congresso e Exposição Internacional da ABTCP em busca de novas soluções e tendências apresentadas por fornecedores de tecnologias e serviços para empresas das áreas de celulose, produção de papel, recuperação e utilidades, meio ambiente, mercado, engenharia e manutenção, automação, controle de processo e equipamentos para conversão de papel para embalagem.

Entre as novidades deste ano, Afonso Moraes de Moura, gerente técnico da ABTCP conta que será realizada a primeira edição do Simpósio de Papel para Embalagens. "O objetivo é tratar toda a cadeia de produção deste tipo de papel. Também teremos uma sessão sobre Perspectivas Tecnológicas para o Papel, onde apresentaremos as tendências da ciência para o papel", diz lembrando que durante o congresso serão apresentados os resultados de diferentes projetos que as Comissões Técnicas da ABTCP estão desenvolvendo nas áreas de Eficiência Energética, Pegada Hídrica e Mudanças Climáticas.

Ainda segundo Afonso Moura as tecnologias aplicadas para garantir o aumento de escala de produção, com sustentabilidade ambiental, deverão dominar os debates durante o evento. "Os novos projetos estão se caracterizando por apresentar uma ruptura nos volumes de produção, auto-suficiência energética e minimização do impacto ambiental e isto será demonstrado nas palestras técnicas e nos estandes do evento", afirma.

De acordo o gerente técnico da ABTCP, o Congresso e Exposição Internacional têm servido como palco para o intercâmbio de informações técnicas sobre as tecnologias que serão aplicadas no futuro. Com o crescimento dos investimentos no setor de celulose e papel, segundo Moura, as fábricas costumam incorporar as inovações tecnológicas em um curto espaço de tempo. "No mesmo ano ou no ano seguinte estas tecnologias podem ser vistas nas empresas", diz.

Ainda segundo Afonso Moura, o fato do Brasil ser uma referência em produção de celulose e papel faz com que os centros de pesquisa se esforcem em apresentar seus trabalhos de pesquisa científica no país.

"Com isto, temos o que é mais atual no setor sendo mostrado nos três dias do congresso e da exposição. Temos algumas tecnologias novas sendo aplicadas pioneiramente no Brasil", completa.

Fonte: Celulose Online.