Fundação Ema Klabin promove Música do Mundo

A entidade vem se tornando um novo pólo cultural da cidade de São Paulo

Da Redação

16/08/2010 - Apostando na diversidade de culturas presentes na cidade paulista, a Fundação Ema Klabin inicia uma nova série de apresentações musicais, com o projeto Música do Mundo, que trará grupos que representam as mais diversas culturas do planeta. Neste semestre, haverão apresentações de música árabe, africana, argentina, japonesa e judaica. Os eventos têm entrada franca e acontecem todo o segundo sábado de cada mês, a partir das 16h30.

De acordo com o curador do Museu, Paulo de Freitas Costa, serão cinco apresentações. "Do Oriente Médio, a elaborada música de Sami Bordokan, que se inspira na tradição da Andaluzia muçulmana e no repertório árabe do século XIX. Do Oeste da África, a percussão e o entusiasmo da dança do Ballet Afro Koteban, formado por músicos e dançarinos brasileiros e africanos, influenciados pela cultura Mandingue/Malinké. O premiado grupo de Taiko Todoroki Daiko apresentará a força da tradição da música japonesa, que se prepara para o Festival de Nagoya de 2011. A complexidade e a beleza dos arranjos da música argentina estarão presentes no repertório do Trio Jogando Tango.

A cultura judaica, do Leste Europeu e a animação da música ídiche serão representadas pela banda Klezmer Brasil, que encerra a temporada de 2010" , explica o curador.
Todos os grupos participantes se dedicam à pesquisa da música, dos ritmos, da língua, dos instrumentos e do espírito de cada uma das culturas presentes, levando ao público novas linguagens e visões de mundo através da música e da arte. As apresentações serão realizadas com o apoio da Klabin, eleita a melhor empresa do setor de papel e celulose.

Além de dar início à série Música do Mundo, a Fundação Ema Klabin mantém, desde 2009, o programa Tardes Musicais, com recitais todos os últimos sábados do mês, sempre às 16h30. No segundo semestre, a programação será voltada ao jazz e ao blues.
Antes das apresentações musicais, o público pode, a partir das 15h30, realizar uma visita monitorada ao Museu e conferir o acervo de 1.545 obras oriundas de quatro continentes e diversas civilizações. Entre elas, telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post.

Agenda
11/09 - Música Africana - Ballet Afro Koteban
16/10 - Música Japonesa - Todoroki Daiko
13/11 - Música Argentina - Trio Jogando Tango
11/12 - Música Judaica- Klezmer Brasil

Mais informações pelo telefone (11) 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

Fonte: Celulose Online