Parceria pelo desenvolvimento

24/06/2010 - O empresário mineiro ganhou um forte aliado para conduzir sua empresa na direção do mercado financeiro e de capitais. Foi assinado hoje, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), acordo de cooperação técnico-operacional entre o banco, Fiemg, Amcham e o Instituto Educacional BM&FBOVESPA quem tem como objetivo principal preparar as companhias do estado de Minas para aproveitar as vantagens de a atuar nesses segmentos.


Acordo de cooperação técnico-operacional pretende
levar ao empresariado mineiro capacitação
no mercado financeiro e de capitais


O evento na sede do BDMG contou ainda com a palestra "Gestão de Risco e Hedge para Empresas", ministrada pelo economista e mestre em economia pela EPGE - FGV-RJ Álvaro Affonso Mendonça. O primeiro encontro faz parte do Programa Executivo de Capacitação em Mercados Financeiro e de Capitais. A idéia é treinar e preparar empresários para trabalhar dentro dos critérios exigidos pelo mercado. "É importante ter bom nível de transparência nas contas, de governança corporativa, de relacionamento com o mercado e potencial de crescimento. Só assim a empresa vai conseguir aportes que vão ajudar a desenvolver seu negócio de forma mais efetiva", diz Guilherme Leão, gerente de Economia e Finanças da Fiemg e um dos responsáveis pelo programa.

O diretor executivo de Desenvolvimento e Fomento de Negócios da BM&FBOVESPA, José Antonio Gragnani, observou que o cenário mineiro é propício a entrada de empresas nesse segmento de atuação. Ele lembrou que atualmente são 30 empresas do estado listadas na Bovespa, entre elas a Usiminas, uma das mais fortes marcas presentes na bolsa. Gragnani disse ainda que seis empresas abriram seu capital na bolsa nos últimos anos.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr. destacou a importância de preparar o empresário mineiro. "Este é o primeiro evento que participo fora da Fiemg desde que assumi a presidência da entidade há alguns dias. E fico muito feliz por iniciar já num programa de capacitação do empresário. O Sistema Fiemg já prepara muito bem o trabalhador da indústria por meio do trabalho do Sesi e do Senai. Agora precisamos investir mais forte nos empresários mineiros", comentou.

O acordo de cooperação técnico-operacional assinado prevê a realização ao longo do ano de palestras técnicas centradas em temas do mercado financeiro e de capitais aplicados às empresas.

Posteriormente, serão oferecidos treinamentos mais detalhados. A ideia é que altos executivos assistam às palestras e inscrevam executivos do alto e médio escalão nos cursos que serão realizados depois.

Fonte: site FIEMG