Marina Silva critica relatório sobre Código Florestal

Marina também desafiou os outros pré-candidatos a se manifestarem.

10/06/2010 - A senadora Marina Silva (PV-AC) fez ontem duras críticas ao relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre as alterações no Código Florestal. O documento foi apresentado na terça-feira à comissão especial que debate o assunto na Câmara dos Deputados. A um dia do lançamento oficial da candidatura à Presidência da República pelo PV, Marina também desafiou os outros pré-candidatos a se manifestarem sobre o projeto, para não serem considerados "omissos e coniventes" com as alterações propostas.

Pelo relatório de Aldo Rebelo, a área mínima de preservação ambiental às margens dos rios seria reduzida de 30 para 7,5 metros. O deputado também propõe que sejam responsabilidade dos estados as áreas desmatadas que devem ser recuperadas, inclusive com espécies exóticas. Na Amazônia, onde a proteção é maior, leis estaduais poderão reduzir a até 20% o percentual de preservação das propriedades com vegetação de cerrado.

Outra crítica foi disparada contra a possibilidade de haver anistia a quem desmata. Caso o projeto seja aprovado como foi apresentado, os responsáveis pelo desmatamento de 40 milhões de hectares entre 1996 e 2008 ficariam sem punição.

Fonte: DCI/Adaptado por Celulose Online