Fiemg vê entraves ao crescimento com alta de juros

28/04/2010 - O presidente da Fiemg, Robson Braga de Andrade, lamentou a decisão do Banco Central de elevar em 0,75% a taxa básica de juros Selic.

"Do ponto de vista da recuperação da economia brasileira pós-crise, o Banco Central erra ao antecipar a elevação dos juros", disse. Para ele, a elevação da Selic ocorre também no momento em que várias empresas retomam os investimentos e a sinalização de alta no custo do capital pode dificultar o processo de decisão.

"Vale mencionar também que o comércio internacional ainda não se normalizou, com várias economias apresentando tímidas taxas de crescimento, incapazes de sustentar elevados níveis de exportações da economia brasileira", alertou o presidente da Fiemg.

São os casos dos Estados Unidos, Comunidade Européia e Japão. Dessa forma, de acordo com o líder empresarial, os juros mais altos aqui comprometem a competitividade das empresas brasileiras.

O presidente da Fiemg entende que ainda na área externa, há bastante apreensão nos mercados financeiros nesse momento, em função de eventuais problemas que poderiam ocorrer em países europeus, o que geraria efeitos perversos sobre a atividade econômica de todo o mundo.

Fonte: site FIEMG