Crise das papeleiras cria divergência entre Lula e Mujica

Em outros aspectos, presidentes têm afinidades políticas e ideológicas

MARA BIANCHETTI.

29/03/2010 - O presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, de 75 anos, assumiu o governo no último 1º. Ele que é ex-guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaro que lutou contra a ditadura, tem afinidades políticas e ideológicas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de admiração mútua. Segundo Lula, Mujica representa a personalização de uma liderança revolucionária e da fé na democracia.

Na política e economia externas, Mujica e Lula têm posições semelhantes. O uruguaio é favorável ao fortalecimento dos blocos como o Mercosul, a União das Nações Sul- Americanas (Unasul), e a recém criada Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos - que exclui os Estados e o Canadá.

Mas, há divergências entre o Brasil e o Uruguai. Os uruguaios reclamam da falta de apoio do Brasil e do Mercosul em busca de uma solução para a chamada "crise das papeleiras". É o impasse que envolve fábricas de celulose por causa da construção de duas usinas na fronteira entre o Uruguai e a Argentina. Os termos do acordo ainda não têm definição. O assunto está na Corte Internacional de Justiça.

Fonte: Celulose Online, com informações da Agência Brasil