Demanda por papel cresce

25/02/2010 - Parte I: A demanda doméstica por papéis, que em 2009 apresentou retração, iniciou 2010 com sinais de recuperação. As vendas internas do produto somaram 407 mil toneladas em janeiro, expansão de 9,7% em relação ao primeiro mês do ano passado. Na comparação com dezembro, período tradicionalmente mais forte de vendas, o indicador teve retração de 7,3%, segundo dados preliminares divulgados ONTEM pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). O consumo aparente, excluídas as exportações, atingiu 760 mil toneladas, expansão de 8,6% em relação a janeiro de 2009. O índice também apresentou alta ante dezembro: +4%

Parte II: Diante do forte ritmo das vendas, a produção da indústria nacional totalizou 822 mil toneladas, alta de 9,6% em relação a janeiro de 2009, quando a economia brasileira sentia os reflexos da crise iniciada nos Estados Unidos. Na comparação com dezembro do ano passado, a produção teve leve oscilação negativa de 0,1%.

As exportações de papéis em janeiro totalizaram 178 mil toneladas, alta de 17,9% sobre igual intervalo de 2009, mas retração de 9,2% sobre dezembro. A receita com vendas externas cresceram 18,5%, para US$ 154 milhões. Principal mercado do papel nacional, a América Latina ampliou as compras em 7%, para US$ 76 milhões.

Fonte: Diário do Comércio