Executivos abrem ABTCP-2009

Por Cecília Paterno

26/10/2009 - Começou na manhã desta segunda-feira (26), o ABTCP-PI 2009 - 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, no Transamérica ExpoCenterk em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) em conjunto com sua congênere da Finlândia, PI - Paper Engineer´s Association. É um dos maiores eventos do setor da América Latina e promete atrair aproximadamente 12 mil visitantes até o fechamento que se dá na próxima quinta-feira (28).

Para expor uma introdução do que será tratado durante o evento foi realizada uma coletiva de imprensa que contou com a presença de Alberto Mori, presidente da ABTCP; Afonso Moura, gerente técnico da entidade e em nome de Elizabeth Carvalhaes, presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), participou o diretor da associação Francisco Saliba.

O evento reúne técnicos, executivos e tem como missão divulgar a tecnologia, capacitar pessoas e promover o relacionamento profissional entre empresários do setor. Alberto Mori, presidente da ABTCP deu abertura à coletiva esclarecendo a importância de eventos como esse para a promoção de relacionamentos profissionais e troca de informações do setor.

"Temos uma exposição que ocupa aproximadamente 5.400m² e que conta com a presença de 165 expositores do setor de celulose e papel, além dos expositores de sessões técnicas que acontecerão no decorrer do evento. Esse ambiente é propício para promover o relacionamento entre empresários, possibilitando a troca de informações".

Um dos pontos comentados pelos executivos foi a crise econômica mundial, que atingiu todos os setores do mercado no final de 2008. O setor de celulose foi um deles e ainda se apresenta em recuperação com previsão de melhoria vagarosa, porém constante.

"Com a crise houve uma forte redução da demanda por celulose e papel provocando uma desvalorização de cerca de 50% sobre o preço da celulose, contudo no decorrer de 2009, o mundo presenciou uma constante recuperação de mercado e pelo quarto mês consecutivo a produção de celulose alcançou meta, comparada ao mesmo período do ano passado", explica Francisco Saliba.

Segundo o gerente técnico da ABTCP, Afonso Moura, uma temática que será fortemente abordada no congresso será a Sustentabilidade e a Inovação. "As novas tecnologias para aplicação da sustentabilidade, no setor, contribuem para o equilíbrio do efeito estufa. O 42º Congresso da ABTCP vai tratar, também, das últimas qualificações técnicas industriais aplicáveis ao mercado, que tornam o Brasil um bom exemplo de iniciativa para a conscientização ambiental".

Fonte: Celulose Online