Sanovo prevê avanço de 20% em 2009

Resultado da indústria de embalagens só não será melhor devido à queda na demanda dos exportadores.

WALLYSSON RANGEL, especial para o DC.

19/09/2009 - O grupo paulista Sanovo Greenpack do Brasil Ltda, especializado na fabricação de embalagens para ovos e frutas, com unidade fabril em Montes Claros, região Norte de Minas Gerais, projeta para 2009 a mesma expansão obtida em 2008, quando cresceu 20% sobre igual período de 2007. No primeiro semestre, a empresa ampliou em 10% os negócios na mesma base de comparação.

DIVULGAÇÃO

Planta industrial da Sanovo em Minas Gerais
está instalada em Montes Claros

Segundo o gerente-geral do grupo Sanovo Greenpack do Brasil, Edson Donzelli, apesar da estabilidade prevista para o acumulado do ano, a empresa não passou alheia à crise. "Com a queda no volume de exportações de frutas, por exemplo, parte dos contratos de fornecimento de embalagens foi cancelado."

Porém, acrescentou, os negócios no segundo semestre começam a dar sinais de recuperação. "O ritmo de vendas agora já é o mesmo do período pré-crise. Estamos otimistas e confiantes na retomada do crescimento", garantiu. Por questões estratégicas, o volume da capacidade instalada e de produção não foram revelados.


Investimento - Para estancar os efeitos negativos do desaquecimento econômico a Sanovo, que também possui unidade fabril na cidade de Sorocaba, em São Paulo, investiu na modernização do parque industrial. De acordo com o gerente, foi realizado aporte de R$ 2 milhões na automatização do processo produtivo. "O aporte seria muito maior, entretanto, a crise jogou por terra os planos da empresa e, por esta razão, fomos obrigados a refazer as projeções", justificou.

ALISSON J. SILVA

Sanovo é especializada na produção e venda
de embalagens para ovos e frutas

O grupo, que também fornece equipamentos para indústrias de processamento de ovos e máquinas classificadoras de ovos para granjas de vários países, não pretende, ao menos por enquanto, expandir os negócios. Conforme Donzelli, a direção aguarda a recuperação plena do mercado. Segundo ele, o segmento de embalagens para frutas sofre com os transtornos da crise, já que as exportações no país ainda não voltaram ao patamar desejado. Minas Gerais responde por 30% dos negócios e o restante é proviniente de outros estados.

Presente no mercado brasileiro há 30 anos, a Sanovo projeta para 2010 crescer, pelo menos, 20%. "Vamos diversificar a linha de produtos para manter a competitividade frente a concorrência. Para tanto, vamos atuar em novos nichos de mercado para elevar o faturamento", acrescentou, sem dar maiores detalhes.

A Sanovo Greenpack do Brasil iniciou as atividades na cidade de Montes Claros no final da década de 90, período em que foi comprada por um grupo dinamarquês. Conforme Donzelli, a escolha foi estratégica já que a empresa sempre teve pretensões de abrir uma filial em Minas Gerais. "Os incentivos fiscais da prefeitura foram determinantes para a instalação no município", finalizou. A planta mineira possui terreno de 35 mil metros quadrados, com área fabril de 25 mil metros quadrados. Ao todo, o empreendimento conta com 350 funcionários.

Fonte: Diário do Comércio