Congresso discute redução do efeito estufa

30/07/2009 - Um grupo de empresas brasileiras pretende interferir na posição do governo nas negociações sobre mudanças climáticas, em especial na conferência de Copenhague, em dezembro, onde o assunto será o tema principal.

O grupo quer ainda que o Brasil assuma algumas metas em relação a redução da emissão de gases de efeito estufa. As empresas ainda se comprometeram a estudar as propostas elaboradas pelo governo e levarão ao país da conferência, juntamente com a contribuição de cada uma. Um documento contendo o resultado das discussões será entregue ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em setembro.

O grupo é formado pelas companhias Suzano Papel e Celulose, Light, Rhodia, Shell, Arcelor Mittal, Klabin, Ambev, AES e Brenco e pelas entidades União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e Conselho Superior do Agronegócio (Cosag-Fiesp).

As empresas analisaram que as atitudes do Brasil em relação as negociações sobre mudanças climáticas ainda estão conservadoras. Segundo alguns pesquisadores que apóiam a decisão do grupo, o mundo passou por grande transformação ao colocar o clima como tema central e o Brasil não pode ficar alheio ao que está acontecendo, já que também é parte interessada no assunto.

Fonte: Celulose Online