Emprego: saldo positivo em MG

Em abril, foram criadas 15,602 mil vagas em Minas Gerais, contra 9,399 mil em março

19/05/2009 - O saldo no emprego formal no Estado voltou a ser positivo em abril, pelo segundo mês consecutivo. Porém, a geração de postos de trabalho ainda é inferior à registrada no mesmo mês de 2008, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foi o melhor desempenho do ano até o momento.

No quarto mês de 2009, foram criadas 15,602 mil vagas em Minas Gerais, contra 9,399 mil em março. O crescimento foi de 65,99%. Já na comparação de abril deste ano com igual mês do exercício anterior (35,594 mil vagas), o recuo foi de 56,16%.

Em abril deste ano foram admitidas 162,031 mil pessoas no Estado, superando os desligamentos, que somaram 146,429 mil no mesmo período. Entre as atividades analisadas, o comércio (-75) e o setor extrativo mineral (-11) apresentaram decréscimo no saldo, enquanto que as demais registraram aumento.

O segmento agropecuário foi responsável pelo melhor resultado do mês, com 6,954 mil novos empregos, superando o setor de serviços, que em março havia apresentado o resultado mais relevante entre as atividades (5,550 mil). Em abril, serviços teve saldo de 4,880 mil novos postos de trabalho.

Sazonalidade - Na avaliação do superintendente-técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Afonsso Damasio, o aumento nas contratações em abril, ante março, já era esperado. Ele explicou que o incremento na agropecuária é sazonal e se deve ao início da colheita de café. "Há também o começo das atividades da cana-de-açúcar, que terá impacto mais expressivo no mercado de trabalho em maio. Todo o ano é assim", frisou.

Ele ressaltou que o saldo positivo de abril (6,954 mil) não significa necessariamente retomada do setor, que vive um momento de adequação da produção à demanda atual. Em abril do ano passado, o excedente de vagas foi mais expressivo (7,236 mil). "O ritmo de geração de emprego neste ano deve ser menor na comparação com 2008", disse.

Assim como aconteceu no resultado global de Minas Gerais, foi em março que a atividade apresentou o primeiro resultado positivo do ano (2,997 mil). Em janeiro, o saldo foi negativo (-2,578 mil), assim como em fevereiro, porém menos intenso (-568).

Ainda conforme o Caged, a construção civil também computou resultado positivo em abril, com saldo de 1,219 mil vagas. Entretanto, o ritmo foi menos intenso ante março do mesmo ano, quando o excedente foi de 2,845 mil postos de trabalho. Em abril do ano passado, o saldo do setor foi bem mais expressivo, com 7,105 mil novas vagas.

Em abril deste ano, o segmento de serviços de utilidade pública continuou a trajetória de crescimento, mas de forma mais forte. O saldo saltou de 88 vagas para 171. Enquanto a administração pública saiu de 531 postos em março para 28 no mês seguinte.

JULIANA GONTIJO

Fonte: Diário do Comércio