Embala Minas 2009 supera expectativas

Empresariado mineiro responde à crise com aumento no volume negócios e inovações durante feira. Estande do Simplast e da Amiplast mostrou produtos dos associados no evento.

28/04/2009 - A edição da Embala Minas 2009 - 3ª Feira Internacional de Embalagens e Processos superou expectativas de público e volume de negócios. O evento contou com mais de 300 expositores de Minas e de diversas regiões do Brasil e exterior. Eles apresentaram tecnologias de ponta e as novidades do mercado. Os números da feira superaram a marca de R$ 750 milhões. Segundo a Greenfield Business Promotion, Minas Gerais entra definitivamente no calendário mundial das feiras de embalagens. As indústrias mineiras foram responsáveis por 70% de participação no evento.


Os expositores e visitantes ficaram muito satisfeitos com as potencialidades da Embala Minas 2009. De acordo com o diretor técnico da Apolo Sistemas Gráficos, Fábio Soares, a participação da empresa no evento possibilitou a concretização de bons negócios, além de novas possibilidades, que serão estendidas até o final do ano. Ele destaca o alto nível desta edição da feira. "Já participei de eventos do segmento no Japão, Estados Unidos, China e Alemanha. Percebi que a Embala Minas não deixa nada a desejar, às grandes feiras internacionais", pondera.

Pela primeira vez como expositora da feira, Denise Miranda disse que o evento superou todas as suas expectativas. "Fechei negócios com três clientes importantes e estou com a agenda cheia para fazer novas visitas. Pretendo participar de outros eventos como o Embala Nordeste e inclusive, explorar o potencial de outros estados", ressalta Denise, que é gerente administrativa da Gráfica Grafix.

Já o diretor comercial da CD Embalagens, Alexandre Cota, salienta a importância da feira para Minas Gerais. "Este modelo de evento facilita a participação de novos empreendedores, já que nem todos os empresários têm tempo ou condições para sair do estado. A feira oferece tecnologias para pequenos, médios e grandes empresários. Em função da atual situação econômica, eu esperava negócios inferiores, mas me surpreendi positivamente com as vendas proporcionadas", analisa.

Em função do mercado aquecido, a Greenfield Business Promotion, antecipou o lançamento do Minasplast 2010, que será realizada durante os dias 6 a 8 de abril. O lançamento da feira estava previsto para acontecer em maio, durante a Brasilplast, no Anhembi, em São Paulo.

Embala & Compra - Como já era esperado, o Embala & Compra foi um dos eventos de destaque da feira. Por meio das rodadas de negócios a cada 20 minutos, fornecedores e clientes realizaram grandes parcerias. A gerente de produção da Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap), Mércia Dias, participou do evento com o objetivo de buscar parceiros para embalagens e rotulagem de produtos derivados do mel. "O Embala & Compra proporcionou que os fornecedores me mostrassem os produtos que necessito. Foram muito positivas as reuniões, que já haviam sido previamente agendadas pela Greenfield. Preciso diminuir meus custos e buscar melhores condições para os meus cooperados. A feira foi o local ideal para fazer bons negócios", conclui.

Para o representante do Villa Café, Rafael Duarte, o Embala & Compra foi um grande diferencial da feira, que possibilitou grandes oportunidades de negócios e de conhecer as novas tecnologias. "Estamos confiantes para fecharmos novos contratos. Encontramos na feira soluções para modernizarmos os processos de produção da empresa", afirma Rafael.

A Embala Minas e o Embala & Compra são realizados pela Greenfield Business Promotion, com o apoio do Simplast, do Sinpapel, do Sicemg, da Abigraf/MG) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais / Fiemg. O evento teve a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, do Programa Exporta Minas e do Sistema Operacional de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

Fonte: Coordenadoria do SINPAPEL